27 abril 2011

OS EXÚS, SEUS NOMES E SEUS SIGNIFICADOS OU REPRESENTAÇÃO SETE LINHAS EXÚ GUARDIÃO SIGNIFICADO DO NOME OXALÁ SETE ENCRUZILHADAS

 Representa os diversos caminhos abertos em nossas vidas; representa ainda o livre-arbítrio professado na religião de Umbanda e conseqüentemente nossa liberdade na escolha de nosso próprio caminho. IEMANJÁ E NANÃ MARABÔ MA: Verdadeiramente RA: envolver ABÔ: proteção Aquele que envolveu perfeitamente com sua proteção ou Salve aquele cuja força protege OMOLU CAVEIRA Representa nossa mais profunda transformação, aquela onde nossa parte material já se encontra em profunda degradação e, no entanto, nossa alma permanece em evolução. OXOSSI E OSSÃE SETE CAPAS Representa o momento de transição final; é o Exú da hora da passagem; responsável pelo corte do cordão fluídico no momento final dos filhos de Umbanda. XANGÔ E IANSÃ TIRIRI TI: com grande força RIRI: valor e mérito. Aquele que protege com grande força aos que tem valor e mérito. OXUM E OXUMARÉ VELUDO Representa a doçura, a delicadeza mas também a força, a resistência. Representa ainda a riqueza material e espiritual trazidas pela Linha à qual serve. OGUM E IBEJI TRANCA-RUAS Representa um grande poder de defesa para aqueles que a ele se dirigem; defesa contra aqueles que nos desejam o mal, contra nós mesmos e contra aqueles pensamentos e ações que tendem a impedir nossa evolução.


Exu das Sete Capas, que com a tua capa aberta transpões as distâncias dos tempos...venho agora rogar a ti e a tua falange para que me valha a tua proteção em todos os momentos de minha existência... Na noite do meu do meu espírito, onde meus olhos não enxergarem, que tua visão espiritual possa dissipar todas as trevas e alertar-me dos perigos... Nos dias de minha alma me ajuda a ter mente lúcida de minhas obrigações com a vida espiritual e com os meus irmãos.. Se a felicidade da fartura e posse de bens materiais me felicitarem a existência, derrama sobre mim a tua advertência, para que eu saiba preservar e valorizar os dons que a vida me deu... Diante das dissensões e divergência da atual reencarnação que ao teu lado eu encontre segurança para usar de prudência e não me envolver em situações confusas e nem tentar fazer aquilo que não está dentro de minhas competências... Que no impulso das tuas vibrações eu saiba vencer todas as demandas com força, coragem e persistência... Na alegria que me lembre de tuas lições para ser moderado e responsável... Nas dificuldades que contigo ao meu lado eu saiba ser nobre e pacífico, sem me humilhar, para preservar a minha dignidade... Pelas estradas da vida seja meu guardião, você que as giras dos destinos... Contigo tenho certeza que caminharei para o futuro sem culpa e passarei pelo presente sem medo e transportarei todas as situações difíceis e boas em proveito para mim e para os meus semelhantes ... Se os inimigos criarem armadilhas que a tua capa seja meu escudo e em tudo e em toda vida eu saiba respeitar as leis da Umbanda e Quimbanda, tendo em ti o guardião da minha... Salve o Exu das Sete Capas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário